Usuários de celulares pré-pagos tem até segunda-feira (18) para recadastramento
Texto: Rosi Will/Foto: Reprodução Internet
Uma medida criada pala Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que tem como finalidade a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia pré-paga, tem como prazo final segunda-feira (18), para que todos os proprietários de linha pré-paga façam seu recadastramento e atualizem seus dados, sob o risco de bloqueio dos serviços.
A determinação vale para os proprietários das linhas do Espírito Santo e outros 16 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Segundo a Anatel, o objetivo desta atualização, é evitar a ocorrência de fraudes de subscrição, linhas associadas indevidamente a CPFs, ampliando assim a segurança dos usuários.
Esta campanha de comunicação aos consumidores de atualização e recadastramento da telefonia pré-paga é realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e vivo.
Como Recadastrar
Os usuários de pacotes pré-pagos com pendências cadastrais serão contatados por mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. Para mais informações e recadastramento, os clientes também poderão entrar em contato no site de sua operadora ou números específicos. Somente os usuários com pendências cadastrais necessitam da atualização.
Os clientes que tiverem o bloqueio de suas linhas, deverão entrar em contato com a operadora responsável por meio dos canais de atendimento, como call center, munidos de seus dados: nome completo, endereço e número do CEP. Para pessoa física é necessário o número de CPF e para pessoa jurídica o CNPJ. Outras informações também poderão ser solicitadas.
Para que o usuário confirme se não há fraude na solicitação, poderá verificar se o SMS recebido para a realização do recadastramento foi realmente enviado pela operadora contratada.
*Com informações da Agência Brasil.