Biometria é obrigatória, mas sem suspensão do título para eleição deste ano
Texto: Tribuna Online/Foto: Marcello Casal Jr.|Arquivo Agência Brasil
Nos 36 municípios onde o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) ainda não fez a convocação para a revisão obrigatória, os eleitores podem se dirigir aos cartórios desta sexta-feira (24); até o dia 6 de maio (data de fechamento do cadastro eleitoral em 2020), e já fazer a biometria.
Quem não fizer o recadastramento neste momento, não terá o título cancelado e poderá votar normalmente nas eleições de outubro.
Mas, quando houver a convocação do TRE, quem não tiver feito a biometria terá que ir aos cartórios para fazer o procedimento porque é obrigatório. A previsão da Justiça Eleitoral é que todo o eleitorado brasileiro esteja cadastrado na biometria até 2022.
O TRE-ES informou ainda que em 2020, por ser ano eleitoral, não fará convocação para biometria. O planejamento das cidades que farão o recadastramento em 2021 ainda não foi finalizado.
Nos outros 42 municípios que já fizeram a biometria, o eleitor que não compareceu, teve o título de eleitor cancelado. São 39.783 eleitores no Estado que deixaram de fazer a revisão biométrica.
Os 36 municípios terão biometria:
Afonso Cláudio
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Aracruz
Atílio Vivácqua
Barra de São Francisco
Brejetuba
Cariacica
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Ecoporanga
Fundão
Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Iconha
Irupi
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
Linhares
Mantenópolis
Montanhas
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Rio Bananal
Santa Maria de Jetibá
São Gabriel da Palha
São Mateus
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do imigrante