domingo, dezembro 22, 2024
POLÍCIA

2ª Companhia Independente divulga resultados alcançados no ano de 2019 em Afonso Cláudio

Foto: Polícia Militar

Durante o ano de 2019, o trabalho desenvolvido por todos os policiais da 2ª Companhia Independente gerou resultados positivos. A área de atuação da Companhia alcançou a maior taxa de redução de homicídio do Estado: – 61,5%, uma redução de -18,52% no crime de tentativa de homicídio e -27,66% nos crimes de lesão corporal.

O número de mortes no trânsito também diminuiu em 20%, de 10 mortes em 2018 para oito em 2019. Boas práticas como palestras sobre os riscos de acidentes ministradas ao público jovem da rede de ensino, palestras para pais e entrevistas nas rádios locais alertando a população sobre os riscos de acidentes causados pelo excesso de velocidade e uso de bebidas alcóolicas foram realizadas durante todo o ano de 2019.

O Proerd, que visa à prevenção e orientação contra o uso de drogas, foi ministrado nas redes de ensino durante todo o ano, alcançando o número de 1.716 crianças atendidas e 60 pais.

A comandante da 2ª Cia Independente, major Marinete Félix Cordeiro, acredita que as estratégias utilizadas para aumentar o número de abordagens de veículos e pessoas e também a organização da população civil, através do projeto Rede de Comerciantes protegidos nos quatro municípios da região, foram fundamentais para aumentar a interação entre a população e a Polícia, ajudando assim, na redução dos crimes e na prisão de duas quadrilhas de roubo a residências que atuavam na área. Essas ações foram fundamentais para minimizar o grande problema da falta de efetivo policial que hoje afeta todas as Unidades da PMES, principalmente, a 2ª Cia que possui a maior defasagem de efetivo da região Serrana (27,3%). O comando teve que buscar soluções criativas e meios de otimizar ao máximo o trabalho dos poucos policiais que atuam na região.

O número de abordagens de pessoas teve um aumento de 78%, abordagem de veículos de passeio um aumento de 79,7% e abordagem de veículos de transporte público (ônibus e taxi) 309%.

A comandante também valorizou a interação entre as instituições policias. A troca de informações entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, além do apoio mútuo durante a realização de operações de busca e prisões de meliantes ajudou a garantir a redução de crimes na região. O objetivo agora é manter as boas práticas de policiamento ostensivo, interação e conscientização da sociedade civil para alcançar bons resultados também em 2020.

Aumentar as parcerias em operações conjuntas com outras Instituições Policiais, também irão fazer parte das estratégias que serão utilizadas em 2020 para tentar diminuir o número de crimes e acidentes de trânsito na área de atuação da 2ª Cia Independente.

*Com informações da Polícia Militar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.