sábado, novembro 23, 2024
POLÍCIA

Acusado de matar e esquartejar mulher no Rio de Janeiro é preso em Domingos Martins

Texto: Julio Huber/Fotos: Divulgação – Montanhas Capixabas

A Polícia Civil de Domingos Martins, com apoio da Polícia Militar, prendeu, na manhã desta segunda-feira (09), Gutemberg Xavier Alves, 42 anos, que é acusado de matar a companheira, esquartejá-la e enterrar o corpo da vitima. O crime ocorreu em Miracema, município da região Noroeste do Rio de Janeiro, em setembro do último ano.

Franciane Moizes Pedro, 27, estava desaparecida desde o dia 13 de setembro do último ano. A queixa de sumiço dela foi registrado no início de outubro. No dia 22 do mesmo mês, a Polícia Civil escavou o quintal onde os dois moravam e encontrou um pano sujo com sangue, já com mau cheiro. Posteriormente, as investigações apontaram que ela teria sido enterrada nesse local.

Ainda segundo as investigações, depois da polícia desconfiar da participação de Gutemberg no desaparecimento de Franciane por quase 42 dias, ele a desenterrou, esquartejou e chamou um rapaz que possui transtorno mental, para sumir com as partes do corpo, que também foi incendiado, dificultando a identificação da causa da morte.

Local do corpo

Imagens de câmeras de segurança mostram Gutemberg deixando a casa, acompanhado desse homem com transtorno mental, que carrega uma sacola azul, onde estariam partes do corpo da vítima. Ainda segundo aponta as investigações, o homem foi enganado por Gutemberg. Ele pensou se tratar de um cachorro morto.

No final de outubro, a ossada da vítima foi encontrada em uma área de mata em Palma, em Minas Gerais, que faz divisa com Miracema. A Polícia Civil de Miracema, sob o comando do delegado Gésner César Bruno, da 137ª DP, de Miracema, divulgou um cartaz com a foto de Gutemberg, com o objetivo de tentar identificá-lo.

No último mês de fevereiro, ele teria sido visto na região Metropolitana da Grande Vitória. Como havia dificuldade para encontrar o paradeiro do acusado, o delegado solicitou que a imprensa divulgasse a foto de Gutemberg.

PORTADOR DE HIV – Após investigações foi relatado que a Franciane era obrigada a comer fezes e assistir vídeos de Gutemberg, que é soropositivo, fazendo sexo com outras mulheres. Ele ainda se gabava de contaminar as mulheres com o vírus do HIV. Os vídeos não foram encontrados pela distrital.

Segundo o delegado, ele teria mentido para a vítima no início do relacionamento. Gutemberg mostrou um exame para Francine com o resultado negativo de HIV. No decorrer da relação, no entanto, ela descobriu que o exame era falso.

De acordo com Doutor Gésner César Bruno, delegado responsável pelas investigações, pelo menos 20 depoimentos já foram colhidos. Depoimentos de testemunhas relataram que Gutemberg também obrigou Francine a fazer uma tatuagem com a frase: “Gutemberg, eu te amo”.
PRESO EM DOMINGOS MARTINS – Na tarde de hoje (09), o delegado Gésner informou ao portal Montanhas Capixabas que irá pedir a conversão de prisão de temporária para preventiva, para que Gutemberg permaneça preso. “Agora, com ele preso, vou concluir o inquérito e encaminhar à Justiça”, destacou.

O delegado Geraldo Peçanha, da Delegacia da Polícia Civil de Domingos Martins, informou que Gutemberg estava morando com uma mulher, no Centro da cidade, que ele havia conhecido recentemente. Peçanha informou que o homem é acusado de outros crimes.

“O delegado de Miracema nos enviou a ficha criminal dele, que consta que ele responde por estupro de vulnerável, sequestro de adolescente, entre outros. A prisão dele ocorreu após a delegacia receber uma ligação anônima falando do paradeiro dele”, informou.

“Na residência, ele não reagiu à prisão, e confessou que sabia sobre o mandado de prisão, mas não quis dar nenhuma informação sobre o caso. Ele ainda disse que seu advogado já havia entrado com um pedido de Habeas Corpus. Ele falou que veio andando do Rio de Janeiro, até conhecer a mulher com quem ele estava morando recentemente em Domingos Martins”, informou Peçanha. O acusado foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.