quinta-feira, novembro 21, 2024
GERAL

Cidades com risco alto continuam com o comércio fechado no ES

Texto: Rosi Lenk/Foto: Reprodução

Durante coletiva na tarde deste sábado (2), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, informou que 68% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados para pacientes com Covid-19, estão ocupados. A alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intesiva levou o governo a manter o fechamento do comércio das cidades com classificação de risco alto para a disseminação do novo Coronavírus.

Ao todo, o Espírito Santo tem sete municípios enquadrados no Risco Alto: Alfredo Chaves, Cariacica, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Pelo mapa de risco do Estado, a reabertura das lojas nessas localidades depende da ocupação das UTIs estar em torno de 50%. Na próxima segunda-feira (4) serão entregues novos leitos, totalizando 300 no Estado, o que pode desafogar o sistema. Mas, na prática, disse Casagrande, é preciso reduzir a interação e aumentar o isolamento para, só então, reabrir os comércios.

Ainda em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais nos municípios classificados como Risco Alto,  Casagrande anunciou que será permitida a comercialização de itens considerados não essenciais, desde que não haja a abertura das lojas ao público. Desta forma, os consumidores poderão agendar a retirada dos produtos. No caso dos centros comerciais (shopping centers) poderá ser feita a comercialização por meio do sistema de drive-thru. Já havia sido permitida a venda de produtos mediante entrega (delivery).

Em Risco Moderado estão 16 municípios: Aracruz, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Ibiraçu, Marataízes, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, e outros 55 seguem com o Risco Baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.