Decreto extingue revezamento do comércio em Afonso Cláudio
Texto: Rosi Lenk/Foto: Divulgação
O Decreto Municipal nº 252/2020, extinguiu o sistema de revezamento do comércio de Afonso Cláudio publicado no decreto anterior. Mas, ficam mantidas regulamentações quanto ao horário de funcionamento e o uso obrigatório de máscara.
De segunda a sexta-feira, o comércio local abre das 07hs às 14hs, e aos sábados de 08hs às 12hs. Fica permitida a comercialização dos produtos com entrega delivery e drive-thru, bem como atendimento com hora marcada de portas fechadas, com um cliente de cada vez. Os bares permanecem fechados.
Afonso Cláudio esteve por uma semana no nível de Risco Alto no Mapa de Gestão de Risco elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Na última atualização, realizada no dia 29 de maio, o Município retornou para o Risco Moderado.
O novo Mapa de Gestão de Risco segue o atual modelo de Matriz de Risco, que leva em consideração o coeficiente de casos confirmados por 100 mil habitantes e a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis.
Atualização
Segundo atualização da Secretaria Municipal de Saúde, divulgada no início da noite desta segunda-feira (01), Afonso Cláudio possui hoje 80 casos confirmados do Covid-19. Sendo que 47 já estão curados, 23 encontram-se em isolamento domiciliar, 4 estão internados e 6 pacientes evoluíram para óbito. 35 suspeitos ainda aguardam o resultado do exame e dois óbitos estão em investigação.
Em nota, a Prefeitura Municipal informou no último dia 26, que dos seis óbitos que constam nos boletins epidemiológicos, 04 evoluíram para óbito na Grande Vitória e 02, no Hospital São Vicente de Paulo, no município. Ainda acrescentou que todas as informações só são repassadas ao público, após a confirmação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).