Polícia Ambiental apreende 21 pássaros na zona rural de Afonso Cláudio
Texto: Rosi Lenk/Foto: Polícia Ambiental
Neste sábado (18), a equipe do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), num policiamento preventivo ambiental na zona Rural do município de Afonso Cláudio, região Serrana do Estado, apreendeu um alçapão e 21 pássaros mantidos em gaiolas de maneira ilegal.
A ação ocorreu na localidade de Boa Vista, em Piracema. Os policiais, ao transitarem pelo local visualizaram diversas gaiolas ao redor de uma residência. Um homem foi abordado, e questionado, ele confirmou ser o responsável pelos pássaros sem anilhas, e afirmou não possuir licença ou autorização do órgão competente.
A equipe do BPMA apreendeu 3 tico-ticos, 9 coleiros, 2 galos de campina, 1 bigodinho, 1 sanhaço, 1 canário da terra, 1 catatau, 1 galo da serra (tico-tico cinza), 2 sabiás e 1 alçapão. Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), no município da Serra.
O homem que mantinha os pássaros de maneira ilegal teve um Termo de Comparecimento em Juízo, lavrado pelo BPMA, que será encaminhado ao Fórum de Afonso Cláudio. A Polícia Ambiental Informa que qualquer denúncia pode ser feita para o número 181. A ligação pode ser anônima.