quinta-feira, novembro 14, 2024
GERAL

Incêndio assusta moradores em Afonso Cláudio

Texto: Rosi Lenk/Fotos: Rosi Lenk

Um grande incêndio deixou alguns moradores desesperados no Bairro Constantino Delpupo, Morro do Romário e grande parte do Bairro Boa Fé, em Afonso Cláudio, região serrana do Estado. O fogo teve início num pasto próximo ao Morro do Romário, se alastrou  e tomou conta de todo colina, queimando a vegetação que estava pela frente, chegando ao outro lado da montanha.

O tempo seco e o vento contribuíram para o avanço rápido das labaredas. Os moradores que residem no entorno do morro, ao perceberem o avanço rápido do fogo, imediatamente correram para seus quintais, e junto com vizinhos começaram a molhar a vegetação no entorno das casas e fazer aceiros para que as chamas não chegassem  às suas casas. Alguns moradores se desesperaram com a aproximação das chamas, todo o pasto foi queimado.

A defesa civil do município e o carro-pipa também estiveram nos bairros atingidos e ajudaram a evitar uma possível tragédia. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, devido à distância, só chegaram no início da noite e o fogo já estava controlado. O Batalhão que atende Afonso Cláudio é de Venda Nova do Imigrante.

Uma moradora, que teve as chamas bem próximas de sua casa lamenta o fato e questiona o motivo de não haver um posto do corpo de bombeiros no município.“É triste ver as chamas consumindo tudo e não podermos fazer nada! Agradeço a Deus a aos vizinhos que rapidamente se mobilizaram e evitaram uma maior aproximação do fogo na minha casa. Devíamos ter um posto do Corpo de Bombeiros em Afonso Cláudio, nosso município é grande e merece. Infelizmente, muitos incêndios acontecem.”  Disse a moradora.

Um outro morador, que prefere não se identificar, desabafa e cobra uma atenção das autoridades. “Todo ano este mesmo morro é queimado, porém nunca as chamas tinham chegado tão perto das casas, não sabemos exatamente onde começa esse fogo, mas deve haver uma investigação, acreditamos que seja criminoso. Por pouco, acontece uma tragédia. Sem contar os animais silvestres que são consumidos pelas chamas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.