Feira Sabores da Terra começa nesta quinta-feira (26) e segue até este domingo (29), na Praça do Papa
A feira Sabores da Terra, voltada para o agronegócio, começa nesta quinta-feira (26), e segue até domingo (29), na Praça do Papa, em Vitória. O evento, que é gratuito, vai possibilitar ao visitante fazer um tour gastronômico e cultural pelos sabores e belezas do Espírito Santo.
A Sabores da Terra será aberta ao público, às 16 horas, e segue funcionando até as 22 horas. Esse horário se repete na sexta-feira (27). No sábado (28), a feira abre às 10 horas e vai até as 22 horas. Já no domingo (29), funciona das 13h às 18 horas.
Para que isso aconteça, a Agência de Desenvolvimentos das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) viabilizou a participação de cerca de 600 empreendedores, em sua maioria, da Agricultura Familiar, mas também da Economia Solidária, Microempreendedor Individual (MEI) e do Artesanato Capixaba.
Entre as novidades que serão apresentadas na feira estão: macarrão saborizado de chocolate, vinho e socol; café premiado internacionalmente, com notas de frutas amarelas, caramelo e rosa branca; filé de tilápia defumado; blend de frutas vermelhas, cachaça e vinho, entre outras novidades, com valor a partir de R$ 8,00. Além disso, outros tipos de produtos, como queijo artesanal, frutas, flores, cachaça, mel, temperos, artesanato e quadros também serão expostos no evento.
A Feira Sabores da Terra é uma realização da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fataes), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).
Segundo o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, a Feira Sabores da Terra vai ocorrer seguindo todas as normas sanitárias estabelecidas na Portaria Nº 198-R, de 03 de outubro de 2020, da Secretaria da Saúde (Sesa), que normatiza as regras aplicadas em eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, além de sociais, entre outros, proporcionando segurança aos empreendedores e visitantes.
“A retomada das feiras comerciais, neste momento, é de extrema importância para os empreendedores dos segmentos que atendemos, pois vai oportunizar a comercialização de seus produtos. Porém, a feira não é importante somente para a venda, mas também uma forma de divulgar os produtos. É um espaço de comercialização, divulgação e fortalecimento do pequeno negócio”, afirmou Tofoli.
Evento seguro para visitantes
Para garantir a segurança e a proteção dos empreendedores e dos visitantes da Feira Sabores da Tarra, todos os dias, 30 minutos antes de começar a feira, será feita a desinfecção de todo o ambiente, inclusive, em objetos de contato comum, sendo que o procedimento se repetirá no horário de atendimento da feira, com a vaporização de produtos sanitizantes em todo o trajeto de circulação.
Além disso, outras ações de biossegurança serão adotadas, como tapete sanitizante na entrada, aferição de temperatura, dispenser de álcool em gel 70% e pia para higienização das mãos, disponibilizados por todo percurso do evento. A feira também vai contar com percurso em sentido único, distanciamento de 1,5 metro, uso de máscaras e uso de protetor facial por parte dos empreendedores.
Com informações do Governo ES