segunda-feira, agosto 18, 2025
SAÚDE

Cuidados contra o Aedes aegypti devem ser reforçados no Verão

Foto: Divulgação

Teve início nesta semana, a estação mais quente e mais chuvosa do ano: o Verão. Ele traz condições ideais para proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Os cuidados precisam acontecer o ano todo, mas, neste período, o reforço para evitar a reprodução do mosquito se faz imprescindível, como explica o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior.

“Observamos que ao longo de vários anos o número de casos aumenta nesse período de dezembro ao final do Verão, tendo o pico entre março e abril. As temperaturas elevadas e as chuvas ajudam a acelerar o ciclo biológico do mosquito, com aumento da população do Aedes, do vírus circulando e de mais doentes. Sendo assim, as ações de prevenção iniciadas neste período são importantes e essenciais para que surtam efeito ao longo do ano”, explicou Laperriere.

E uma parte importante é feita no dia a dia da população, uma vez que cerca de 80% dos criadouros estão em residências. “A população tem um papel primordial no combate ao mosquito. Precisamos manter uma rotina de limpeza semanal nos possíveis locais de reprodução”, ressaltou Laperriere.

Com informações da Sesa/ES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.