Prefeitura de Afonso Cláudio terá ação integrada contra aglomerações no carnaval
Foto Divulgação/PMAC – (Praça Aderbal Galvão)
A Prefeitura de Afonso Cláudio, atenta ao planejamento das ações de combate à aglomerações, principalmente no período do carnaval 2021, convocou, a pedido do Prefeito Luciano Roncetti Pimenta, que se recuperava em casa da infeção pela covid-19, uma reunião para definir detalhes das ações preventivas para esse período.
Estiverem presentes, na tarde da última terça-feira (09), na sede da prefeitura, o Vice-Prefeito Stewand Berger Schultz, a Secretária de Saúde, Carolina Dias Gomes, o Coordenador da Vigilância Sanitária, Cassio do Carmo Ronceti, a Coordenadora da Unidade Central de Controle Interno Municipal, Mayara Brandão, o chefe da Fiscalização Municipal, Weslen Mascarelo e a Major Marinete Felix Cordeiro, comandante da 2ª CIA Independente da Polícia Militar de Afonso Cláudio.
A Prefeitura irá agir para evitar a proliferação do novo Coronavírus, contando com uma ação integrada composta pela Vigilância Sanitária Municipal e o Setor de Fiscalização Municipal, com apoio da Polícia Militar.
Toda a ação integrada seguirá o Decreto n° 206/2021 e a Portaria n° 026/2021, que estabelece regras proibindo atividades que possam acarretar aglomeração de pessoas. Dentre as ações planejadas, estão a suspensão de eventos e desfiles de blocos de rua, proibição do uso de qualquer dispositivo sonoro em ambientes públicos fora do horário comercial, bem como a proibição do consumo de bebida alcoólica em locais públicos, fora de ambiente de estabelecimento comercial ou domiciliar.
A comercialização de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais está limitada ao horário de 22h. Da mesma maneira, as entregas por delivery estão proibidas em locais públicos, ficando restritas a ambientes domiciliares e comerciais até às 22hs. A praça Aderbal Galvão, no centro de Afonso Cláudio, ficará interditada, por se tratar de ponto de concentração de pessoas.
Além disso, as equipes já notificaram previamente os estabelecimentos sobre as penalidades em caso de descumprimento das normas, ficando os mesmos passíveis de multa e interdição no caso de não cumprirem as determinações.
A fiscalização irá funcionar durante todos os dias de carnaval, tendo sido iniciada já na noite desta quarta-feira (10), véspera do feriado municipal de Nossa Senhora de Lourdes, com término na terça-feira (16).
O cidadão que puder colaborar com a fiscalização pode mandar suas denúncias através dos Sistemas Eletrônicos de Ouvidoria (e-OUV) e Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC), nas áreas específicas “CORONA-OUV (COVID-19)” e “E-SIC (COVID-19)”, sob supervisão da Unidade Central de Controle Interno, nos links http://www.afonsoclaudio.es.gov.br/ouvidoria/index.php?a=add e http://www.afonsoclaudio.es.gov.br/esic/index.php?a=add.
A intenção é conscientizar a população e tentar evitar o retorno à área vermelha no mapa de risco, o que resulta em medidas de restrições mais radicais, prejudicando ainda mais o comércio. Fazemos um apelo aos cidadãos para que colaborem no combate a aglomeração e ao aumento de casos do novo coronavírus na cidade, reforçando sempre a lavagem das mãos, o correto e obrigatório uso de máscara em locais públicos, o uso do álcool a 70% e o distanciamento social.
com informações da PMAC