Estado vai comprar mais 250 mil testes de Covid e quer “testagem em massa”
Estado recebeu 62 mil testes de antígeno da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) que serão distribuídos aos municípios na próxima semana
Foto: Divulgação/Sesa – Texto: Tribuna online
Com o número de casos e de mortes causadas pela Covid-19 em fase de estabilidade, o governo do Estado quer investir na testagem em massa da população para evitar que as estatísticas da doença voltem a subir.
Para ampliar a quantidade de exames, o governador Renato Casagrande anunciou em pronunciamento pelas redes sociais, no início da noite desta sexta-feira (26), que vai comprar 250 mil testes de antígeno para detectar a presença do coronavírus no organismo de pessoas com suspeita de infecção.
O teste de antígeno funciona de forma parecida com o RT-PCR, onde é coletada uma amostra de secreção do paciente, com a ajuda de um cotonete, mas a diferença é que o resultado desse exame fica pronto em até 30 minutos – no caso do PCR, isso leva alguns dias.
Nesta semana, o Estado também recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) 62 mil testes de antígeno e que começarão a ser distribuídos aos municípios a partir da próxima semana, segundo Casagrande.
“A gente quer testar em massa a população. Todo mundo que tem sintomas, a gente quer testar. A gente quer que as unidades de saúde e as UPA’s tenham esses testes para que a gente poder de fato, isolar as pessoas que estão com o vírus e as pessoas que tiveram contato com pessoas com o vírus. Esse isolamento é fundamental”, afirmou o governador.
Além dos testes, o governo também vai distribuir 4 mil oxímetros aos municípios capixabas.
“Nosso Estado está estabilizado e temos que evitar que ele caminhe para uma situação de maior gravidade, como estamos vendo em mais 20 estados”, disse Casagrande.