Secretário da Saúde prevê terceira onda de contaminação do coronavírus
Várias cidades brasileiras precisaram adotar o lockdown para tentar conter o avanço da doença
Texto: Tribuna online/Foto: Divulgação/Sesa ES
Com o avanço da Covid-19 no mundo, o surgimento de novas cepas e o colapso do sistema de saúde em alguns estados brasileiros, a situação da pandemia do novo coronavírus vem se agravando e causando ainda mais preocupação.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, usou as redes sociais na tarde deste sábado (27) para afirmar que a “terceira onda da doença foi anunciada”.
Segundo Fernandes, o Espírito Santo vivencia uma queda no número de casos e uma estabilização no número de internações e mortes por Covid-19, mas “vivemos a iminência de um colapso nacional e o cenário manauara já começa a repetir-se em todas as regiões, simultaneamente: neste sábado 27/02/21, 22 estados do Brasil em situação de colapso ou pré-colapso”.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo tem 325.315 casos confirmados de coronavírus. Mais de 6.300 pessoas já morreram.
Para tentar frear o contágio, várias cidades brasileiras precisaram adotar o lockdown (bloqueio total) ou a restrição de circulação diante da lotação em leitos para pacientes com a doença.
“O custo humano da gestão da pandemia no Brasil não terá precedentes em guerras, em crises econômicas anteriores ou em comparação a qualquer outra doença. Com a ajuda da negação, o SARS-COV-2 matou e matará mais do qualquer outra crise”, escreveu o secretário.
Para Fernandes, “salvar o País representará salvar o Espírito Santo”.