Beneficiários podem pedir o desligamento voluntário do Bolsa Família ao melhorarem de vida
Foto: Divulgação/PMAC
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem manter o cadastro único atualizado a cada dois anos, ou sempre que houver alguma mudança nas informações declaradas como: endereço, composição familiar, escola, renda familiar, dentre outras.
Quando a renda da família aumenta ela deve procurar o Setor do Programa Bolsa Família, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para a devida atualização, e no caso de ser beneficiária do programa ela pode ainda solicitar o Desligamento Voluntário do Programa, ou seja, ela irá declarar que no momento não está mais precisando receber o benefício tendo superado aquela situação de pobreza inicial.
O interessante do Desligamento Voluntário é que a família fica assegurada ao retorno imediato no programa Bolsa Família dentro do prazo de 36 meses (3 anos) caso sua renda diminua e torne a corresponder aos critérios do programa.
Aqui no nosso município já tivemos famílias que demonstraram toda sua honestidade e compareceram ao CRAS solicitando o Desligamento Voluntário, tornando-se exemplo a ser seguido por outras famílias.
No dia 04 de março, foi a vez da senhora Maria das Graças Brun, que compareceu ao CRAS no setor Bolsa Família relatando que conseguiu aposentar e agora não necessita mais do beneficio, abrindo assim a oportunidade de outra família ser beneficiada no município.
A equipe do Programa Bolsa Família se enche de orgulho em perceber que existem pessoas assim como a senhora Maria Das Graças, que reconhecem que superaram a extrema pobreza e que procuram o serviço para declarar sua renda atual. Isso mostra que o nosso trabalho não tem sido em vão e tem gerado bons resultados.
O cadastro único fica ativo para que possa utilizar o Número de Identificação Social (NIS) para outros programas sociais.
Parabéns para nossa munícipe que agiu corretamente e que está servindo de exemplo para os demais beneficiários.
Se sua família tiver melhorado a renda familiar, venha você também solicitar o Desligamento Voluntário do Programa e ter garantido o direito de retornar imediatamente como beneficiário do Bolsa Família dentro do prazo de 3 anos.
Com informações da PMAC