segunda-feira, março 31, 2025
SAÚDE

Prefeito de Afonso Cláudio autoriza abertura de lojas varejistas e decreta toque de recolher

Texto: Rosi Lenk/Fotos: Reprodução/Rosi Lenk

Na noite desta quarta-feira (18), ocorreu uma reunião, comandada pelo Prefeito Municipal de Afonso Cláudio, Luciano Roncetti Pimenta, juntamente com a secretária municipal de saúde, Carolina Dias Gomes, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do município (CDL), Fernando Bulhões, a comandante da Polícia Militar, Major Marineth Felix e o presidente da câmara municipal, o vereador Marcelo Costa.

A reunião tratou do momento crítico pelo qual o Estado se encontra em relação à pandemia da Covid-19. Afonso Cláudio, desde a última segunda-feira (15), passou para o risco alto no mapa elaborado pelo Governo do Estado, que aponta 91% dos leitos de UTI, trazendo preocupação e a necessidade de uma avaliação técnica, para que medidas sejam tomadas.

Após a reunião, o Prefeito Municipal Luciano Roncetti Pimenta e a Secretária Municipal de Saúde, Carolina Dias Gomes, realizaram um pronunciamento oficial à população com as novas medidas restritivas de combate à Covid-19 que deverão ser cumpridas a partir desta quinta-feira (18).

Um novo decreto com mais restrições, entra em vigor na data de hoje, substituindo o anterior emitido no último domingo (14). Esta medida foi tomada após o governo do Estado decretar uma quarentena de 14 dias em todo o Estado, autorizando somente o funcionamento de comércios e serviços essenciais.

O prefeito Luciano Pimenta afirma em seu pronunciamento que estas novas medidas foram tomadas, para acatar ao novo decreto do governo do Estado, que diante do aumento de casos de contaminados e de internações, os índices apontaram que mais restrições são necessárias.

A Secretária Municipal de Saúde, Carolina Dias Gomes, fez um apelo aos afonsoclaudenses. “Não tenho percebido a adesão da população com os cuidados necessários para evitar a propagação da doença. O Decreto que trabalhamos no último fim de semana com ações mais restritivas não foi suficiente, e novas medidas foram necessárias para o município”, afirmou a secretária.

“O momento que passamos talvez seja o mais difícil de toda esta pandemia, e mesmo alterando o decreto de domingo, temos percebido que as pessoas não estão aderindo às novas medidas […] no domingo tínhamos dois pacientes internados e hoje temos quatro, três na UTI e um no hospital em Afonso Cláudio. Então se a gente não se atentar e cumprir o nosso papel enquanto cidadão, para a redução da taxa de disseminação da doença, infelizmente medidas ainda mais restritivas serão necessárias”, concluiu Carolina.

Segundo o boletim epidemiológico do município, emitido na noite desta quarta-feira (17), Afonso Cláudio tem 2.705 casos confirmados da Covid-19. Deste total, 2.485 estão curados, 172 se encontram em isolamento domiciliar, 4 pacientes estão internados (sendo 3 em UTI) e 44 óbitos já foram confirmados, 392 casos suspeitos aguardam pelo resultado.

Dentre as principais medidas, o município terá o toque de recolher às 20 horas, ficando proibida a permanência de pessoas em qualquer espaço público, como praças, calçada ou ruas até às 06 horas da manhã, a não ser que comprove a real necessidade de estar ali.

O prefeito Luciano Pimenta ainda afirmou em seu pronunciamento que o município irá estudar a possibilidade de um auxílio emergencial destinado aos comerciantes e prestadores de serviços mais prejudicados neste momento.

Em caso do descumprimento das medidas previstas no decreto, a pena poderá ser de um mês a um ano de detenção e multa. Telefones serão disponibilizados para que a população denuncie atos de desobediência ao Decreto.

Veja abaixo as principais medidas do Decreto 272/2021 válidas a partir desta quinta-feira (18):

Suspensão de eventos em locais públicos e privados que gere qualquer tipo de aglomeração, independente do número de participantes;

Suspensão de cultos e celebrações religiosas, sendo permitidos somente em modo virtual;

Proibido o funcionamento de academias;

Proibida a permanência de pessoas em locais públicos, das 20h às 6hs sem que comprove a real necessidade;

Proibido consumir bebida alcoólica em locais públicos;

Bares, pizzarias, lojas de conveniência e distribuidora de bebidas somente poderão trabalhar de portas fechadas e no formato delivery;

Restaurantes e lanchonetes tem permissão para funcionar apenas das 11h às 14h, e fora deste horário o atendimento será em formato delivery, vedada sempre a comercialização de bebida alcoólica;

Bebidas alcoólicas não poderão ser entregues e nem consumidas em espaço público;

Poderão funcionar normalmente, desde que respeitem as regras pré-estabelecidas, as farmácias, distribuidoras de gás de cozinha e água, supermercados, minimercados, hortifrútis, padarias, lojas de cuidado de animais, insumos agrícolas, postos de combustíveis, borracharias, oficinas mecânicas, reparos de bicicletas, casas lotéricas, bancos e ainda as lojas varejistas;

Os salões de beleza poderão atender um cliente por vez, previamente agendado;

As feiras livres funcionarão com alternância quinzenal do quantitativo de feirantes presentes, assim como os ambulantes estão permitidos desde que não vendam bebida alcoólica.

 

Veja abaixo o Decreto Municipal na íntegra:

http://www.afonsoclaudio.es.gov.br/site/wp-content/uploads/2021/03/Decreto-272-2021-Altera-decreto-265-2021.pdf

 

 

One thought on “Prefeito de Afonso Cláudio autoriza abertura de lojas varejistas e decreta toque de recolher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.