Estado entra em alerta de “perigo potencial” para vendaval e tempestade
Foto: Divulgação
Dois institutos de meteorologia emitiram um alerta de “perigo potencial” para o Espírito Santo, sob o risco de vendaval e tempestades entre esta segunda e terça-feira (19 e 20 de abril). Os alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
De acordo com os alertas, até o fim da manhã de terça-feira (20), os 78 municípios podem registrar chuvas intensas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Este fenômeno climático pode gerar riscos de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e tempestades de raios. Há recomendações para que o cidadão evite estacionar veículos próximos a torres de transmissões e placas de propaganda, além de evitar se abrigar debaixo de árvores.
Em caso de intercorrências, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Com informações da Tribuna Online