quinta-feira, novembro 21, 2024
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INSS alerta que não faz ligações para aposentados realizarem prova de vida online

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos para não caírem no momento da realização da prova de vida. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que se trata de golpe ligações feitas para beneficiários de pessoas que se dizem funcionários do instituto e pedem para que seja feita a prova de vida online por conta da pandemia.

A partir de junho, o INSS volta a bloquear o benefício daqueles aposentados e pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida – procedimento feito anualmente para comprovar que o beneficiário está vivo e manter o pagamento da aposentadoria ou pensão.

No entanto, essas pessoas precisam ficar atentas a possíveis golpes aplicados por criminosos, que pretendem roubar o benefício do aposentado.

Em um desses golpes, bandidos se passam por funcionários do INSS e, durante a ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo.

“O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida”, frisa o instituto.

A orientação, caso o beneficiário receba alguma ligação desse tipo, é desligar o telefone e não fornecer os dados.

“Avalia-se que esse golpe começou a ser aplicado com a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada por meio de aplicativo”, disse o INSS.

O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020.  Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando desta forma o bloqueio de seus benefícios.

A prova realizada junto às instituições financeiras continuam válidas e podem ser realizadas normalmente.

Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.

Cronograma para prova de vida

Competência de vencimento da comprovação de vida Competência da retomada da rotina
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021

 

Com informações da Tribuna Online

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