quinta-feira, novembro 21, 2024
SAÚDE

Estado quer vacinar em junho quem tem entre 50 e 59 anos

Foto: Dado Ruvik/Reuters

Com mais de 800 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 no Espírito Santo, o governo do Estado quer antecipar para junho a imunização de quem tem mais de 50 anos fora de grupos prioritários.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que a proposta é ter um percentual maior, entre 70% e 80% das doses que chegarem, destinado à vacinação da população em geral por grupos de idade, começando por aqueles acima de 50 ou 55 anos.

A proposta é usar um percentual maior de doses para a vacinação da população em geral por grupos de idade (Foto: Divulgação)

Depois, ir progredindo com as faixas etárias até alcançar toda população adulta.

Ele ressaltou que o restante das remessas, entre 20% e 30%, seria destinado a continuar a vacinação dos grupos prioritários. Eles seriam vacinados simultaneamente à população em geral.

Nésio reforçou que a proposta já foi levada a representantes do governo federal e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A expectativa é ter alguma definição em até 15 dias.

A previsão do governo era finalizar a vacinação dos grupos prioritários em julho, começando posteriormente a vacinar a população em geral. No entanto Nésio defende que isso seja antecipado, já iniciando em junho.

“Isso iria acelerar a imunização, pois toda vacinação, quando entra na fase de grupos prioritários que exigem laudos confirmatórios, por exemplo, com muitos detalhes, ela acaba acontecendo de forma mais lenta, do que a vacinação aberta”.

Uma possibilidade, segundo Nésio, seria destinar a vacina da Pfizer, por exemplo, às prioridades, e aplicar os demais imunizantes na população em geral, por idade.

O secretário ainda frisou que isso é importante para esse momento, em que se espera para os próximos meses um maior volume de vacinas disponíveis. “O ideal, para ter maior velocidade, seria ter uma vacinação mais aberta”.

Para os próximos dias, o secretário afirmou que o Estado deve receber cerca de 100 mil doses da vacina da Astrazeneca, considerando que o governo federal deve distribuir uma remessa com 5 milhões de imunizantes.

 

Com informações da Tribuna Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.