Ministério da Saúde recebe 800 mil doses da Coronavac
Novo lote do imunizante será distribuído para todo o país nos próximos dias
Foto: Walterson Rosa/MS
Mais 800 mil doses da Coronavac, fabricadas no Brasil pelo Instituto Butantan, foram entregues ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (11). Deste total, cerca de 180,8 mil foram destinadas diretamente ao estado de São Paulo. As outras 619,2 mil vacinas serão distribuídas nos próximos dias.
Os imunizantes vão ajudar a acelerar a campanha de vacinação que já destinou mais de 109 milhões de doses para todo o Brasil. Em junho, a previsão é de que o laboratório produza, ao todo, 5 milhões de doses, com matéria prima (IFA) importada da China.
Até agora, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) já distribuiu mais de 47,2 milhões de doses da Coronavac para todo o país – o contrato junto ao Butantan prevê um total de 100 milhões de vacinas até setembro.
DISTRIBUIÇÃO
As doses serão distribuídas para os estados e Distrito Federal nos próximos dias. Toda a semana, a estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada em reuniões com representantes de estados e municípios e Governo Federal, a partir das entregas dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante que, no caso da vacina do Butantan, é de quatro semanas.
VACINAÇÃO ACELERADA
O Brasil já vacinou mais de 52,4 milhões de brasileiros com a primeira dose do imunizante. A previsão é de que, em junho, o Ministério da Saúde receba dos laboratórios aproximadamente 40 milhões de doses de vacinas.
O Governo Federal investiu cerca de R$ 30 bilhões para a compra de vacinas Covid-19. Mais de 600 milhões de doses estão encomendadas para serem entregues até o fim do ano, após acordos fechados com diferentes laboratórios.
Com informações do Ministério da Saúde