934 pessoas usaram documentos de pessoas falecidas para se vacinarem contra a covid-19 no ES
Um auditoria realizada pela Secretaria Estadual de Controle e Transparência, após o cruzamento de dados de vacinados contra a Covid-19 no Espírito Santo, apontou que 934 doses foram aplicadas em pessoas que, segundo o sistema de registro de óbitos, já teriam falecido na data de aplicação da vacina.
A checagem apontou também outros 408 casos em que o portador de um mesmo número de CPF teria recebido mais de três doses de vacina. Estas foram algumas das inconscistências encontradas, conforme explicou em entrevista à CBN Vitória, o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camata.
Para a realização do trabalho, a auditoria contou com trilhas de investigação desenvolvidas pelo Laboratório de Dados, Análise e Tecnologia Aplicada à Auditoria (LAB.Data). A checagem cruzou eletronicamente as bases de dados de pessoas vacinadas com os cadastros de servidores públicos estaduais e do sistema de óbitos estadual.
A análise resultou na identificação de inconsistências, que serão encaminhadas aos órgãos competentes, como a Polícia Civil, para uma averiguação detalhada.
Com informações da CBN