quinta-feira, novembro 21, 2024
GERAL

Iluminação pública: Afonso Cláudio vai substituir 419 pontos por LED

Fotos: Divulgação/EDP

A Prefeitura de Afonso Cláudio e a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, assinaram nesta quarta-feira (23), o convênio do projeto que substituirá 419 pontos de iluminação da cidade pela tecnologia LED. A cerimônia, que seguiu todos os protocolos sanitários vigentes de combate à Covid-19, foi realizada na sede da prefeitura e contou com a presença do prefeito Luciano Roncetti Pimenta, e do diretor da EDP, Fernando Saliba.

A ação foi contemplada na Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP, para incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica. Com o projeto, será possível reduzir o consumo de energia da administração municipal referente a iluminação pública em cerca de 447,8375 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 187 famílias em um período de 12 meses, considerando o consumo médio de 200 kWh/mês.

A iniciativa traz benefícios para a população, já que a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.

O prefeito Luciano Pimenta destaca que a substituição das lâmpadas é um instrumento de cidadania que vai gerar mais segurança para a população.

“A iluminação pública é essencial para qualidade de vida da população e um instrumento de cidadania, porque traz mais segurança e permite à população desfrutar dos espaços públicos com mais tranquilidade. Com o LED vamos apresentar um aspecto inovador na cidade”.

O diretor da EDP, Fernando Saliba, lembra que o projeto visa beneficiar a população com o uso racional da energia e economia.

“Beneficiar a população e serviços públicos da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais eficiente está em linha com nosso propósito de Usar a nossa energia para cuidar sempre melhor. Nos projetos desenvolvidos, contribuímos diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirmou.

*Com informações da EDP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.