Equipe do NOTAER realiza resgate de motorista vítima de acidente em Conceição do Castelo
Foto: Equipe Notaer
Na manhã desta segunda-feira (12), a equipe de transporte aeromédico do NOTAER foi acionada pelo SAMU para prestar apoio no resgate de uma vítima de um grave acidente, que envolveu uma carreta e um outro veículo menor. A ocorrência foi na altura do quilômetro 121 da BR-262, em Conceição do Castelo.
Após a carreta tombar, o motorista, um homem de 47 anos, ficou preso às ferragens, inconsciente e gravemente ferido. As equipes locais do Corpo de Bombeiros e do SAMU iniciaram o atendimento, sendo feitos o desencarceramento da vítima e os socorros iniciais, enquanto a tripulação do NOTAER e a equipe do SAMU de Vitória já se deslocavam para o local para fazer o resgate aeromédico.
Ao tombar, a carreta jogou um veículo menor, do tipo pickup, ribanceira abaixo. Além do carona da carreta, duas pessoas nessa pickup também se feriram. Essas 3 pessoas foram socorridas pelo SAMU e pelos Bombeiros com ferimentos mais leves.
Para o resgate do motorista da carreta, foi preciso pousar o helicóptero na própria rodovia cujo fluxo de veículos já estava interditado, com apoio dos colegas da Polícia Rodoviária Federal.
A vítima foi levada para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, e esse voo pela vida marcou o primeiro pouso no heliponto do HEUE, recentemente entregue pelo governo do estado – em mais um esforço dentro do Programa SAMU Para Todos.
Essa possibilidade de pouso no próprio hospital, um centro de referência para atendimentos do tipo, marca um grande avanço nas missões aeromédicas, com uma redução do tempo de resposta no salvamento das vítimas atendidas pelo NOTAER em parceria com o SAMU.