Bandidos invadem escola e levam mais de 60 chromebooks em Marechal Floriano
Texto: Julio Huber e Roberly Pereira / Fotos: Divulgação – Montanhas Capixabas
A manhã desta segunda-feira (30) começou triste para a direção, professores, servidores, pais e alunos da Escola Estadual Victorio Bravim, em Araguaya, distrito de Marechal Floriano. Bandidos invadiram a escola no final de semana e levaram dezenas de aparelhos eletrônicos e deixaram diversas portas arrombadas. As aulas presenciais foram suspensas nesta segunda-feira.
A diretora da instituição, Liane Bravim Catelan, disse que a Perícia da Polícia Civil estava na escola e ainda não foi contabilizado tudo o que os bandidos levaram. “As caixas dos chromebooks, que recebemos na última semana pelo governo estadual, estão todas jogadas no pátio e do lado de fora da escola. Ainda vamos confirmar se todos os 64 equipamentos foram levados”, informou a diretora.
Ela disse também que foram furtados notebooks da escola, um datashow e um aparelho de celular. “Estamos acompanhando o trabalho da perícia e entrando aos poucos nas salas arrombadas. É muito triste ver esse cenário na nossa escola. Estamos todos muito tristes e decepcionados”, lamentou.
A diretora informou que é possível que o arrombamento tenha ocorrido entre o último sábado (28) e ontem (29), já que uma pessoa teria visto caixas do lado de fora da escola, durante o dia de ontem. “Uma pessoa nos informou que viu que o portão da escola estava aberto e havia caixas no estacionamento, mas ela pensou que alguém estivesse limpando a escola. Um vizinho disse que no sábado não havia nada no pátio. Por isso acreditamos que os bandidos entraram de sábado para domingo”, contou Liane.
A primeira pessoa a se deparar com a escola arrombada, por volta de 6h de hoje, foi uma servente, que imediatamente ligou para a diretora. “Tivemos que suspender todas as aulas de hoje. Os alunos que chegaram pela manhã nos transportes escolares tiveram que retornar para as suas casas”, disse a diretora.
Levantamentos iniciais apontam que cinco salas de aulas, a diretoria, a coordenação e a secretaria foram arrombadas. Aparelhos maiores foram não foram levados pelos bandidos. “Estamos chocados, tristes e decepcionados. A escola é um local de aprendizagem e aperfeiçoamento para a melhoria da sociedade. Mas, infelizmente tivemos que passar por essa situação”, disse entristecida a diretora Liane.