Covid: ES deve iniciar terceira dose da vacina para pessoas acima de 18 anos no sábado
A terceira dose da vacina contra covid-19 em pessoas maiores de 18 anos deve começar a ser aplicada no Estado a partir do próximo sábado (20). A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que aguarda pela remessa de doses que serão enviadas pelo Ministério da Saúde para iniciar a imunização com a dose de reforço.
A decisão de aplicar a terceira dose da vacina contra a covid em todos os adultos foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta terça-feira (16). No entanto, ele informou que o ministério não vai divulgar calendário por faixa etária para a aplicação desse reforço.
No Estado, uma resolução vai ser publicada nos próximos dias para organizar essa vacinação.
“A Secretaria da Saúde informa que a vacinação com dose de reforço para a população com mais de 18 anos no estado será definida em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a ser publicada até a próxima sexta-feira (19)”, informou a pasta.
E acrescenta: “os municípios poderão definir estratégias para alcançar o público-alvo, sendo uma delas o agendamento”.
Atualmente, a terceira dose é restrita as pessoas maiores de 60 anos, que receberam a segunda dose há quatro meses, trabalhadores da saúde, que foram vacinados completamente há cinco meses, e pacientes imunossuprimidos que já completaram o esquema vacinal com duas doses há 28 dias.
Para esses públicos, a vacina utilizada na dose de reforço é a da Pfizer.
Outra novidade anunciada pelo Ministério da Saúde é a aplicação da segunda dose em quem recebeu a vacina de dose única da Janssen. Segundo Queiroga, essas pessoas vão receber o reforço com o mesmo imunizante. O intervalo entre as aplicações é de dois meses.
A pasta deve iniciar a distribuição da Janssen aos estados a partir de sexta-feira (19).
Com informações da Tribuna Online