Secretaria de Saúde reforça orientações para reduzir a circulação do vírus da Influenza em Afonso Cláudio
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica vem a público informar que o Estado do Espírito Santo está vivenciando um cenário de surto sazonal de influenza do tipo A. A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.
O cenário é um agravo de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se propagar com facilidade causando epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.
Em todo o Estado do Espírito Santo foi dado o alerta para a Influenza do vírus A. Em Afonso Cláudio foram registrados até o momento 04 casos confirmados para Gripe A, sendo dois casos já confirmados para H3N2.
A Vigilância tem observado um aumento de casos suspeitos na última semana epidemiológica, com um crescimento dos casos gripais.
Sintomas:
• Febre alta (de início abrupto)
• Coriza
• Tosse
• Dor muscular com duração de aproximadamente de três dias.
• Enjoo e distúrbios gastrointestinais
Com a progressão da doença os sintomas respiratórios como a tosse tornam-se mais evidentes e em alguns casos podem apresentar complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.
É importante salientar que os sintomas são parecidos com os de Covid-19, além de outras viroses respiratórias. A Secretaria Municipal de Saúde orienta à população para que caso apresente algum sintoma descrito acima, que procure a Unidade de Saúde Hilton Lopes, no centro, das 11h às 15h, para receber atendimento médico, e realizar o teste de covid-19 para diagnóstico diferencial.
Medidas de Prevenção:
Assim como nos casos suspeitos de Covid 19, a utilização de máscara, lavagem de mãos, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe, manter os ambientes bem ventilados são as principais formas de conter a propagação viral. A vacinação também é de suma importância para minimizar os riscos de aumento de casos graves.
Com informações da Ascom/PMAC
Minha esposa esta com esses sintomas a 3 dias eu to nogrupo de risco asmatico e ja tomamos todas as vacinas