Deslizamento de terra derruba árvores e quase causa tragédia em Afonso Cláudio. VEJA O VÍDEO!
Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Kennedy Lenk
As chuvas que caíram sobre Afonso Cláudio, desde a última sexta-feira (07), não deram trégua à Defesa Civil na manhã e tarde deste domingo (09). Até às 18 horas de hoje, foram registrados 81 mm de chuva no município. O nível do Rio Guandu, que corta o centro da cidade, ultrapassou 3 metros e meio. A grande preocupação dos moradores é o deslizamento de terra que já causou estragos. Uma família sobreviveu por milagre com deslizamento na Rua José Martins da Silva, no Bairro Boa Fé.
Circulando pela cidade, o Diário ES verificou situações críticas que acionaram a Defesa Civil, principalmente no Bairro São Vicente. Lá, três casas foram atingidas por deslizamento de terra. Uma delas teve o muro e a cobertura da varanda destruídos. Três pessoas estavam dentro de casa, incluindo duas crianças, uma de 1 ano e 9 meses e outra de 11 anos. Segundo a dona de casa, que preferiu não se identificar, o susto foi muito grande, ela até pensou que a casa estaria desabando.
No Bairro Boa Fé, uma família se salvou por milagre. Uma casa, onde dormiam duas pessoas, foi atingida violentamente por toneladas de terra, que deslizaram do alto de um barranco, com aproximadamente 15 metros de altura. O barranco cedeu, atingiu um veículo estacionado na pista, e a força da terra arrastou o carro impactando-o contra a residência. Parte da frente da casa foi destruída, bem como o telhado da casa ao lado. O carro ficou totalmente destruído. O prefeito e a Equipe da Defesa Civil estiveram no local, enquanto os moradores ainda se encontravam assustados dentro da residência. A família está recebendo o apoio da Assistência Social.

Várias estradas que ligam o Centro da cidade às comunidades rurais estão intransitáveis por conta da lama, alagamentos e deslizamento de terras. Na estrada de acesso à Fazenda Acapulco, uma robusta árvore caiu e atravessou a estrada, que só foi liberada após a chegada das máquinas da prefeitura. A Defesa Civil atendeu três residências com risco de desabamento. No total, são 19 pessoas desalojadas e duas desabrigadas, segundo Gláucia Silva, coordenadora da Defesa Civil. Parte dos moradores foi para casa de parentes, outra, recebeu abrigo na Casa do Menino, acompanhados pela Ação Social. A coordenadora lembrou ainda, que os números podem mudar. Em alguns casos a Polícia Militar prestou apoio nas visitas. Já, na Rodovia 484, que liga a sede ao Distrito de São Francisco, parte da pista cedeu por conta do deslizamento de terra. O guard-rail foi arrancado e parte da terra caiu dentro do rio.
O Prefeito, Luciano Pimenta, acompanhou os trabalhos da Ação Social e da Secretaria de Obras, verificando e contabilizando os prejuízos causados pelas chuvas no Morro do Romário, próximo ao barranco, de onde deslizou a terra que destruiu um carro e parte de uma casa, na Rua José Martins da Silva, no Bairro Boa Fé. Lá, os moradores convivem com o medo diariamente. Parte do calçamento está se soltando e afundando, e casas podem desmoronar em caso de mais deslizamento.
Moradores relataram que o Prefeito foi questionado sobre o grande risco de uma tragédia no local e solicitaram apoio. A rua principal do Morro do Romário foi interditada, mas, segundo os moradores, o Prefeito não foi claro sobre a forma que pode ajudar o Bairro. “Pedimos socorro ao Prefeito, mas a resposta foi a de que ele vai ver o que pode ser feito dentro da lei, já que o bairro foi formado por terrenos invadidos. Isso foi no passado, e nós agora pagamos IPTU, não temos direito?” Questionou uma moradora que preferiu não se identificar.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar em todo Espírito Santo até nesta segunda-feira (10), mas existe a possibilidade de serem renovados.
Veja o vídeo do momento que o carro e a casa são atingidos pelo barranco: