Prefeitura alerta sobre o aumento do número de casos positivos de Covid-19 em Afonso Cláudio
A Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que o município vem registrando uma alta expressiva no número de casos confirmados para Covid-19. Em apenas 11 dias, foram confirmados 132 novos casos, o que acende o alerta, já que o Estado enfrenta uma 4ª Onda da pandemia do coronavírus, impulsionada pela circulação comunitária da variante Ômicron.
Conforme as autoridades em saúde, é importante esclarecer à população que a pandemia continua. Portanto é necessário seguir com as medidas de higiene, uso da máscara de proteção, lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool 70º, evitar aglomerações, além de cumprir com o distanciamento social.
A secretária de Saúde, Carolina Dias Gomes, ressalta os cuidados com a doença.
“Pedimos à população que redobre os cuidados e siga rigorosamente os protocolos sanitários em saúde com o objetivo de prevenir a ocorrência de novos casos em nosso município”, destacou.
A secretária explica ainda que a Vigilância Epidemiológica, tem observado um aumento de casos suspeitos com um crescimento dos casos gripais e reforça a importância da testagem.
“Além da Covid-19, o Estado também enfrenta uma epidemia de gripe, por isso o município vem reforçar a importância da testagem. Pedimos à população para que caso apresente algum sintoma gripal, que procure as Unidades de Saúde, para receber atendimento médico, e realizar o teste de Covid-19 para diagnóstico diferencial”, reforçou.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outro ponto importante para vencer a luta contra o coronavírus é a vacina. A pasta tem priorizado as ações de imunização, avançando a cada dia com a aplicação da vacina contra a Covid-19 na sede e no interior. Porém, para ser imunizado é preciso completar o ciclo vacinal.
De acordo com as informações do mapa epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira pela Secretaria Estadual do município, Afonso Cláudio possui hoje 147 pessoas confirmadas com a doença e 818 aguardam pelo resultado.
Com informações da Ascom/PMAC