Há dois dias Espírito Santo não registra mortes por covid-19
Texto: Rosi Lenk/Foto: Divulgação
Há dois dias, o Espírito Santo não registra morte decorrente da covid-19, seja por suspeita ou diagnóstico confirmado da doença. O governador, Renato Casagrande, divulgou esta informação em sua conta no Twiter, neste domingo (20).
Estamos sem óbitos suspeitos em investigação ou confirmados com data de ocorrência ontem e hoje. O óbito informado hoje aconteceu dia 16/03. Estamos com 48 pacientes hospitalizados com COVID em toda a rede pública. Podemos avançar mais, vamos seguir apostando nas vacinas.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) March 20, 2022
Na última atualização do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), feita na tarde deste domingo (20), o Espírito Santo registrou uma morte por causa da doença em 24 horas. No entanto, o Governador explica que o fato de ter sido registrado entre este sábado e domingo não significa, necessariamente, que o óbito ocorreu neste intervalo. De acordo com Casagrande, a morte aconteceu na última quarta-feira (16), mas só agora entrou da Sesa. Segundo o Painel Covid-19 da Sesa, foram registrados 67 novos casos da doença em 24 horas. O Espírito Santo totalizou 14.300 óbitos.
A partir desta segunda-feira (21), o Estado terá 66 cidades no risco baixo e 12 no muito baixo. Como consequência da queda dos números relacionados à pandemia no Espírito Santo, a partir desta segunda-feira (21), a população de todos os municípios capixabas não será mais obrigada a usar máscaras em ambientes abertos.
Os 12 municípios que estão no risco muito baixo (azul), as microrregiões Sudoeste Serrana e Central Serrana, não são mais obrigados a usar máscaras, seja em ambiente aberto ou fechado. Além disso, nessas cidades não há mais restrição de público para eventos sociais, a menos que seja imposto pelo Corpo de Bombeiros local.
Nos municípios de risco muito baixo, também não é mais necessário apresentar o passaporte vacinal para ter acesso a bares, restaurantes, academias, entre outros.
As cidades capixabas no risco muito baixo são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.