Lutador de taekwondo de Domingos Martins vai disputar campeonato mundial na Coreia do Sul
Texto: Edezio Peterle / Fotos: Divulgação – Montanhas Capixabas
Entre os dias 21 a 24 de abril, o lutador de taekwondo de Domingos Martins, Pedro Paulo Francelino, 62 anos, vai disputar o mundial da modalidade na cidade de Goyang, na Coreia do Sul. O atleta embarca nesta quinta-feira (14) para sua segunda competição a nível mundial.
Pedro Paulo tem uma trajetória consolidada no esporte, sendo atleta desde os 12 anos de idade. Em 50 anos de práticas esportivas, soma vários títulos e trabalhos sociais. O atleta é hexacampeão brasileiro de Taekwondo; pentacampeão da Copa do Brasil do esporte e terceiro lugar no mundial em Turino, na Itália, realizado em 2013. E neste mês, irá para o seu segundo mundial, o “Goyang 2022 World Taekwondo Poomsae Championships”.
De acordo com o atleta, os custos para ele participar da competição foram bancados por empresários de Domingos Martins, pais de seus alunos de taekwondo e com recursos próprios. “Agradeço muito a toda a comunidade martinense que se juntou para me ajudar a pagar esses custos. Mesmo assim tive que pegar um empréstimo para poder completar meus custos. Desta vez, nenhum órgão público contribuiu com a viagem”, disse Pedro Paulo.
Além da trajetória em competições, o lutador é presidente da Federação de Taekwondo do Espírito Santo, além de trabalhar com projetos sociais em Domingos Martins há 18 anos, atendendo a jovens e crianças da cidade, de sete a 17 anos.
Para seu segundo mundial, o atleta pretende superar o resultado de 2013 na Itália. “O objetivo é superar 2013, mas já temos um número expressivo de participantes. São 18 atletas na minha categoria até então, com possibilidade de aumentar”, explicou Pedro Paulo.