Operação Tripartite fiscaliza irregularidades ambientais na região serrana
Foi desencadeada nesta semana, do dia 27.06 ao dia 01.07, a “Operação Tripartite”, uma grande operação conjunta entre o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e outros órgãos públicos com o intuito de coibir a incidência de crimes ambientais nos municípios de Domingos Martins, Alfredo Chaves, Afonso Cláudio e Santa Teresa/ES.
A operação Tripartite é uma ação de fiscalização ambiental que envolveu diferentes instituições: Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH, Ministério Público Estadual – MPES, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal – IDAF, Instituto de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – IEMA e Polícia Militar Ambiental – BPMA.
Nesses dias foram montados 15 pontos de fiscalização com o empenho de 13 policiais militares e 4 viaturas. Dos pontos fiscalizados foram encontrados 05 locais de desmate de vegetação nativa em Área de Proteção Permanente (APP), 02 barragens sem licença ambiental e 03 barragens que necessitam de adequações, 07 ocupações indevidas do solo, 12 construções irregulares de Platôs e 20 que serão analisados posteriormente por órgão técnico. Muitos pontos que foram fiscalizados necessitam de analise técnica posterior.
Durante a operação uma situação inusitada ocorreu na região de Afonso Cláudio, um Bicho-preguiça foi visto na borda de uma mata onde já iniciou o desmatamento, como consequência das intervenções antrópicas de forma irregular. Eles sofrem com o desmatamento, e estão cada vez mais ameaçados pela perda de habitat.
O Tenente Coronel Cosme Carlos da Silva, Comandante do BPMA, supervisionou os trabalhos das equipes de policiais e destacou que as operações conjuntas na região das montanhas capixabas têm o propósito de garantir a preservação da natureza para a presente e futuras gerações. “ O apoio do BPMA nas operações com outros órgãos ambientais tem atendido aos anseios da sociedade que clama pela proteção de nossas matas e objetiva minimizar os problemas causados pelo aumento da especulação imobiliária na região”, finalizou.
O BPMA continuará intensificando a fiscalização, de modo a coibir práticas criminosas contra o meio ambiente. O cidadão pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br).
“Polícia Militar Ambiental em defesa da vida e do meio ambiente” .