Bióloga atacada por onça em zoológico em Marechal Floriano recebe alta
Foto: Julio Huber
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (30), que a bióloga Elaine Pereira Sampaio, de 24 anos, que foi atacada na última sexta-feira (23) por uma onça-pintada no zoológico Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, recebeu alta hoje, uma semana após o incidente.
No ataque, a bióloga teve o pulmão perfurado, duas perfurações nas costas e um grande corte na cabeça. De acordo com informações, o ataque se deu no momento de alimentar o animal, quando Elaine pensou que a onça estaria sedada. A jovem chegou ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), antigo São Lucas, em estado de choque, com dificuldades para respirar. Ela passou por cirurgia.
A direção do zoológico se manifestou no dia do incidente, afirmando que “agiu de forma imediata na prestação do socorro da pessoa envolvida, que encontra-se consciente e fora de perigo”. A nota ainda dizia que a onça não havia sofrido ferimentos e estava em segurança.
O Zoopark das Montanhas foi vistoriado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), ficando constatado que a onça está em estrutura em conformidade com as normas ambientais aplicadas. A investigação do caso cabe agora à Polícia Civil. Ainda de acordo com o Iema, o local segue interditado para que cumpra as condicionantes do licenciamento ambiental, como atualização do SisFauna e o controle do plantel existente, que não tem relação com o incidente.
A Polícia Civil informou em nota que foi instaurado uma investigação preliminar para apurar os fatos, por meio da Delegacia de Polícia de Marechal Floriano.