Invasão de moscas em Venda Nova do Imigrante: moradores impõem regras
Foto montagem: A Gazeta
Após reunião com representantes das granjas e autoridades, eles deram um prazo de 21 dias para que as granjas reduzam em até 70% a infestação do inseto nas comunidades afetadas
Uma reunião entre moradores, responsáveis das granjas e autoridades impôs regras para acabar com o problema das moscas nas comunidades Viçosinha, São João e Camargo. O encontro foi realizado na manhã da última terça-feira (27).
Para o jornal A Gazeta, a moradora de São João de Viçosa Luzinete Silva contou que foi realizado um acordo verbal e registrado em vídeo entre os moradores e as granjas em busca de melhorias. As medidas exigidas foram:
1. Foi dado um prazo de 21 dias para que as granjas das localidades reduzam em até 70% a infestação das moscas.
2. Cada granja em um prazo de 15 dias vai ceder 150 placas ou armadilhas para moscas às comunidades, colocados em pontos estratégicos ao longo das rodovias com a ajuda da prefeitura e secretaria de meio ambiente.
3. Uso do fumacê em dias alternados seguindo as normas da secretaria do meio ambiente e da saúde.
Segundo Luzinete, as empresas concordaram com os pedidos, no entanto, se nada for cumprido, um novo protesto será realizado. “Nós moradores, representantes públicos e granjeiros voltaremos a nos reunir ao final desses 21 dias para ver o resultado no dia 16 de janeiro de 2023”, comentou.
O que disse a prefeitura
A prefeitura do município confirmou a realização da reunião e disse que as medidas foram acordadas com as granjas. Além disso, destacou que tem um canal aberto de comunicação com a comunidade. Confira a nota na íntegra a seguir:
“A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante mantém uma comunicação constante com representantes das comunidades afetadas a fim de solucionar o problema. Nesta reunião, estavam representando a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante o prefeito municipal, Paulinho Mineti, o chefe de gabinete, Marco Grillo e a secretária de Meio Ambiente, Sabrina Zandonade.
As medidas exigidas pelos moradores das comunidades afetadas foram acordadas com os proprietários/representantes das granjas. Entre elas: a redução de 70% das moscas, doação de armadilhas de insetos para moradores por parte dos proprietários das granjas além de fumacê nas comunidades.
A Prefeitura reitera que tem um canal aberto de comunicação com a comunidade, realiza reuniões constantes com representantes das localidades, fiscaliza semanalmente as granjas em questão, além de abordar recorrentemente o assunto nas redes sociais e em transmissão de rádio local para mais transparência para o munícipe.”
Protesto
Na última segunda-feira (26), moradores realizaram um protesto em Viçosinha, como forma de pedir providências para o problema do enxame de moscas que há anos atinge a região. Eles queimaram pneus e bloquearam a rodovia.
Fonte: A Gazeta/Rádio FMZ