quarta-feira, novembro 13, 2024
SAÚDE

Sesa realiza Dia D de mobilização contra a dengue neste sábado (19)

Os capixabas têm neste sábado (19) um importante compromisso com a saúde de todos, o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses dengue, chikungunya e zika. A mobilização acontece em todo País e marca o Dia Nacional de Combate à Dengue, que acontece sempre no penúltimo sábado de novembro.

No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa), em parceria com os 78 municípios, fortaleceu, ao longo da semana, a importância das campanhas educativas a serem realizadas em cada território.

Entre as ações definidas pelo Ministério da Saúde para acontecer no sábado (19) estão os mutirões de limpeza, atividades educativas, além da importância da comunicação social e das mídias para divulgação.

“A data foi escolhida de forma estratégica uma vez que marca o início do período chuvoso, que tem início na maior parte no Brasil em novembro, especialmente no Espírito Santo, o qual já estamos vivenciando. Neste cenário propício de aumento da proliferação do mosquito, a ampliação das ações de limpeza e conscientização são essenciais”, informou o chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Roberto Laperriere Júnior.

O Dia Nacional de Combate à Dengue, que acontece no penúltimo sábado do mês de novembro, foi instituído pela Lei nº 12235/2010 e tem como objetivo principal mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença, por meio de campanhas educativas e de comunicação social.

Afonso Cláudio

Para conter o avanço da dengue, chikungunya e zika no município, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado ações com bloqueio, combate com o carro fumacê, visitas frequentes as residências, palestras em escolas, notificações de proprietários de terrenos baldios com apoio do setor de Fiscalização, além da conscientização da população com informações divulgadas pelos canais oficiais do município (site e redes sociais).

Seguem alguns cuidados importantes:

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Abaixo, o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde:

Informações Sesa e PMAC

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.