Estudantes de Itarana visitam micro usina hidrelétrica
Ação visa a formação integral e cidadã dos estudantes, por meio do estudo e da prática de alternativas sustentáveis de produção e consumo de energia.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Aleyde Cosme, em Itarana, realizou, nessa terça-feira (11), uma visita técnica à micro usina hidrelétrica Gabrecht, localizada no município. A visita, que faz parte de uma ação do Itinerário Formativo: Energias Renováveis e Eficiência Energética, teve como objetivo conhecer o funcionamento e os benefícios da produção de energia renovável e sustentável.
O projeto pedagógico interdisciplinar da escola visa a proporcionar aos estudantes uma formação integral e cidadã, por meio do estudo e da prática de alternativas sustentáveis de produção e consumo de energia. “O objetivo é que os alunos possam conhecer diferentes formas de gerar energia limpa e renovável, além de desenvolver habilidades e competências para atuar nesse campo profissional”, destacou a coordenadora do projeto, Lussandra Marquez Meneghel.
O empreendimento é um exemplo de iniciativa pioneira e inovadora no estado. A forma de produção de energia é considerada renovável e sustentável, pois não gera impactos ambientais significativos, além de não necessitar de barragens ou represamento da água. Dessa forma, se aproveita a topografia local, sendo que a tecnologia criada é conduzida por gravidade.
“Foi muito interessante ver como é possível gerar energia sem prejudicar o meio ambiente”, concluiu o estudante.