domingo, abril 20, 2025
SAÚDE

Saúde divulga 18º Boletim Epidemiológico e confirma 02 óbitos por dengue em Afonso Cláudio

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica confirmou na tarde da ultima quarta-feira (10), que o município de Afonso Cláudio registrou dois óbitos por dengue, segundo dados do 18º boletim epidemiológico que apresenta os casos de dengue, chikungunya e zika na cidade. Os óbitos foram confirmados através de exames clínicos realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN/ES).

Até o presente momento o município já registra 154 casos positivos de dengue, 03 de casos de Chikungunya e 27 casos de zika. A situação mais perigosa da zika é em gestantes. Este vírus pode gerar complicações neurológicas no feto, como a microcefalia, que é uma malformação congênita em que o cérebro do bebê não se desenvolve de maneira adequada.

A Secretaria Municipal de Saúde continua insistindo para que a população colabore com a redução dos casos de dengue no município e informa que inúmeras ações vêm sendo desenvolvidas desde janeiro. Segundo técnicos da Secretaria, ninguém está livre de contrair a doença e um dos principais fatores, que é a situação climática, conforme ocorreu neste ano, pode se repetir no próximo verão.

É necessário que a população colabore e redobre a atenção para objetos e locais que possam acumular água das chuvas, sobretudo em áreas sem cobertura.

Além disso, é importante ressaltar que a larva precisa ter contato com água limpa e parada por apenas uma semana para que ocorra o seu desenvolvimento e transformação em mosquito, portanto, a eliminação dos criadouros é fundamental para o combate à dengue.

A qualquer sintoma da dengue, procure um serviço de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que em caso de quaisquer sintomas como febre, dor no corpo, dor articular, dor muscular, dor ao redor dos olhos, dores abdominais, náusea, vômitos, dor de cabeça, inicie imediatamente a hidratação, com ingestão de água, sucos naturais, chás e procure um serviço de saúde mais próximo, e alerte à equipe de saúde em caso de contato com área com mosquito e/ou a suspeição da dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.