Café Ohana participa da Coffees, em Vitória
O estande “Elas No Campo e Na Pesca” contou com diversas mulheres produtoras de café do Espírito Santo
Nos dias 26, 27 e 28 de outubro aconteceu no Shopping Vitória a “Coffees”, Semana Nacional do Café. Um evento inédito sobre o café, organizado pelo Instituto Panela de Barro, com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes). O evento objetiva conectar profissionais da cadeia produtiva ao cliente final, agregando conhecimento e oportunizando o desenvolvimento de novos negócios
Durante os 3 dias de evento os consumidores e apreciadores de um bom café puderam aprender sobre a diversidade dos cafés do Espírito Santo, as técnicas utilizadas e o terroir de cada região, que resultam em cafés reconhecidos internacionalmente.
A proposta do Coffees foi fazer com que o capixaba conhecesse o café de excelência que é produzido na região, com toda sua peculiaridade. A bebida faz parte da vida das pessoas e no Coffees foi proporcionado uma experiência diferenciada para os visitantes, mostrando os métodos de preparo e que existe um leque de opções de cafés com notas sensoriais exclusivas e que isso varia de acordo com o local e o clima onde foi cultivado, entre outros fatores, dando a cada localidade uma especificidade única.
O Coffees foi um marco para o Café Capixaba, pois desmitificou o conhecimento adquirido do público. Para isso, foi reunido renomados profissionais do mercado, que interagiram com o público nos debates, workshops e cursos reservados. Os temas abordados foram desde degustações de cafés capixabas, métodos como aeropress e coado, drinques, turismo rural, agricultura de sistema agroflorestal, até torra de café.
Ligiani Bissoli Lamberti do Café Ohana e Josane Bissoli do Café da Josane foram duas das mulheres escolhidas para compor o estande do projeto “Elas No Campo e Na Pesca”. Um projeto coordenado pela Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), sob a gestão técnica e operacional do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que tem como objetivo principal promover a visibilidade, a valorização do trabalho feminino e a autonomia econômica e financeira das mulheres, apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comercialização. O estande “Elas No Campo e Na Pesca” contou com diversas mulheres produtoras de café do Espírito Santo nas regiões serrana, Caparaó e sul.