Defesa Civil emite alerta de chuva intensa com vento e granizo para Afonso Cláudio
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu nesta quinta-feira (1º), um novo alerta preventivo para o município de Afonso Cláudio, diante da possibilidade de chuvas intensas, ventos de alta velocidade e queda de granizo. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município está classificado como potencial perigo para tempestade e pode enfrentar um volume de chuva de até 60 milímetros por hora, podendo atingir até 100 milímetros ao longo do dia. Os riscos incluem cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Não se descarta a elevação do nível de rios e córregos.
O aviso, que entrou em vigor às 9h desta quinta-feira, 1º de fevereiro, tem duração de 24 horas, e as autoridades recomendam extrema cautela durante esse período. Às 03h09 desta quinta-feira (1º), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta moderado de Movimento de Massa podendo ocorrer deslizamentos de barrancos e encostas, no município. Durante a madrugada de hoje, Afonso Cláudio registrou acumulados de 29.2 milímetros de chuva, sendo o terceiro município que mais choveu no Estado. No Morro da Cesan, bairro São Vicente, houve o registro de queda de uma pequena barreira. A via não precisou ser interditada e ninguém ficou ferido.
A população residente em áreas de risco deve estar vigilante, observando sinais de perigo como alagamentos, enxurradas, aumento do nível de rios e córregos, deslizamentos, desabamentos, trincas em estruturas, árvores ou postes inclinados. Em caso de qualquer indício de perigo, é imprescindível evacuar o local imediatamente e buscar abrigo em uma área segura e acionar a Defesa Civil.
Adicionalmente, é recomendado evitar entrar em alagamentos, restringir deslocamentos pelas ruas durante o período do alerta, procurar abrigo em locais seguros, mantendo distância de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias. Também é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.
Em situações de dúvidas ou emergências, a população pode contatar a Defesa Civil Municipal através do número 27 99922-7744.
Informações PMAC