Prefeitura promove Mutirão de Combate à Dengue nos dias 26 e 27 de março na sede de Afonso Cláudio
Os dados do 10º Boletim Epidemiológico de 2024, divulgado pela Vigilância Epidemiológica, apresentaram um aumento de 26,9% nos casos notificados de dengue e de 21,65% nos casos confirmados em comparação com o boletim da semana anterior, em Afonso Cláudio. Foram 492 casos suspeitos notificados e 120 confirmados.
Desde o início do ano, Afonso Cláudio já contabilizou um total de 2.318 notificações de Dengue, com 674 casos confirmados e 338 casos descartados. Adicionalmente, foram reportadas 31 notificações de Chikungunya, com 1 caso positivo e 23 casos descartados, e 22 notificações de Zika vírus, dos quais 15 foram descartados.
Empenhada em conter o aumento de casos, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando na sede do município o mutirão de combate ao Aedes aegypti nos dias 26 e 27 de março.
A ação, que conta com o apoio das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente, visa mobilizar a comunidade para eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Um caminhão estará disponível para a coleta de materiais como pneus, garrafas, recicláveis e outros utensílios inservíveis, que possam se tornar criadouros para mosquitos. Não serão recolhidos entulhos!
A participação da população é crucial para eliminar os focos do mosquito. Os moradores devem colocar os materiais para fora de casa no dia em que o mutirão passar em seu bairro.
Terça-feira (26 de março)
07h30 às 10h30: Grama, Vale do Sol, São Tarcísio, João Duarte Manso e Centro.
13h00 às 15h30: Colina do Cruzeiro, Boa Fé e Vila Nova.
Quarta-feira (27 de março)
07h30 às 10h30: São Vicente, Esplanada, Bela Vista, Vala Funda e Morro da Cesan.
13h00 às 15h30: Campo 21, Casinhas Campo 21, Itapuã, Campo 20, Leni Alves de Lima e Chácara da Providência.
A população também é incentivada a participar ativamente desse esforço coletivo, adotando práticas simples, como a eliminação de recipientes que acumulam água e a limpeza regular de caixas d’água. Além disso, a prefeitura destaca a importância de manter quintais limpos e de notificar as autoridades sobre possíveis focos do mosquito.
A secretária de Saúde, Carolina Dias Gomes, ressalta a relevância da iniciativa.
“Estamos empenhados em proteger a saúde da nossa população. A dengue é uma doença séria e, ao nos unirmos em ações como essa, podemos reduzir significativamente os casos. Pedimos a colaboração de todos os cidadãos, para que juntos possamos criar um ambiente mais seguro e saudável”, disse.
Além das ações de campo, a Prefeitura destaca que as medidas de combate à dengue são contínuas e que a população deve permanecer vigilante o ano todo. Ações como essa reforçam o compromisso da administração municipal em garantir o bem-estar da comunidade e criar um ambiente mais resistente contra a propagação de doenças transmitidas por mosquitos.
Fonte: PMAC