Campanha de Vacinação contra a Gripe começa dia 25 de março em Afonso Cláudio
Foto: Walterson Rosa/MS
A Prefeitura de Afonso Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começará na próxima segunda-feira, 25 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza). A campanha vai até o dia 31 de maio. A meta da campanha é prevenir o adoecimento e suas complicações, além de melhorar as condições de saúde da população, diminuindo o número de consultas médicas e o uso de medicamentos e hospitalizações.
No momento, a imunização será restrita a grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas
Segundo a Coordenação de Imunização, os postos de vacinação estarão abertos de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 16h, e na sexta-feira, das 7h30 às 12h30, exceto feriados. Os locais disponíveis são a Unidade de Saúde Francisco Xavier de Azeredo Filho, no bairro São Vicente, e a Sala de Vacina do Centro, funcionando no Espaço da Vigilância em Saúde, localizado na antiga Casa do Cidadão, ao lado da Ponte dos Estudantes.
Para a administração da vacina, é necessário apresentar o Cartão de Vacina e o documento CPF.
No interior do município, a vacinação será integrada à campanha de Multivacinação, já agendada conforme o calendário anual da Secretaria Municipal de Saúde para o ano de 2024.
A campanha tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Ela, que tradicionalmente é realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano terá início em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. Ela é atualizada anualmente, com objetivo de proteger contra os principais vírus em circulação no país, por isso a importância da atualização do esquema vacinal dos grupos prioritários, mesmo tendo tomado a dose no ano anterior.