Alunos de Afonso Cláudio apresentam pequenos dispositivos mecânicos
Entre os dias 25 e 29 de março, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada no município de Afonso Cláudio, realizou a apresentação do projeto “EcoMechatronics”. A iniciativa buscou, por meio de laboratórios de inovação, desenvolver protótipos que combinem conceitos de máquinas simples, robótica e sustentabilidade.
A professora de Ciências, Keila Camporês, destacou que a ação buscou envolver os estudantes em uma jornada de descobertas e aprendizados práticos. “Além de impulsionar o progresso tecnológico e promover um futuro mais equilibrado, conseguimos capturar o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e motivador”, frisou a docente.
Para realização das atividades, primeiramente o projeto desenvolveu o debate sobre “máquinas simples” e suas aplicações no cotidiano, evoluindo para “robótica” e o valor agregado ao trabalho, para, por fim, chegar em “robótica sustentável” com soluções eficientes e sustentáveis para problemas do dia a dia.
“Enquanto as máquinas simples geralmente têm uma aplicação específica, os robôs podem ser reprogramados e reconfigurados para realizar uma variedade de tarefas diferentes, desde montagem em linha de produção até tarefas mais complexas, como navegação autônoma ou cirurgia”, explicou a professora.
Após as discussões iniciais, com auxílio de materiais descartáveis e reciclados, os alunos produziram pequenos protótipos compreendendo o funcionamento básico de dispositivos mecânicos. “Eles conseguiram compreender o mundo físico, aplicar o que foi estudado, entender o desenvolvimento tecnológico e criativo, além de entender os impactos sociais e ambientais que os cercam”, disse Keila Camporês.