Estudantes de Santa Maria de Jetibá aprendem sobre agronegócio com exposição e seminários
A ação integrou as disciplinas de Introdução ao Agronegócio e Administração Rural, fornecendo aos alunos uma compreensão abrangente dos aspectos técnicos e econômicos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, em Santa Maria de Jetibá, promoveu, na última semana, uma exposição de produtos agrícolas, bem como uma programação de seminários abordando as culturas do chuchu, do gengibre, do morango e a avicultura. Todas as atividades foram realizadas de maneira interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de ‘Introdução ao Agronegócio’ e ‘Administração Rural’, fornecendo aos alunos uma compreensão abrangente dos aspectos técnicos e econômicos envolvidos na produção agrícola e na gestão rural.
“Acreditamos que é crucial que nossos futuros técnicos em agronegócio compreendam não apenas os aspectos técnicos, mas, também, os econômicos relacionados às culturas estudadas. Esta atividade proporcionou uma oportunidade única para os alunos aplicarem seus conhecimentos em um contexto real, enquanto exploravam as especificidades da produção agrícola local”, disse a professora de Introdução ao Agronegócio e Administração Rural, Luciene Laurett.
Como resultado pedagógico, a atividade gerou para os alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto real, desenvolvendo habilidades práticas e compreendendo a importância econômica das culturas estudadas, especialmente para a região de Santa Maria de Jetibá. “Desta forma, a exposição e os seminários contribuíram para uma aprendizagem mais significativa ao permitir que os alunos explorassem de forma prática e teórica o universo agrícola, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados em sala de aula. Além disso, as atividades promoveram a integração entre teoria e prática, além da abordagem interdisciplinar, o que proporcionou uma visão mais ampla e contextualizada do agronegócio”, completou a professora.
O aluno da 1ª Série do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agronegócio, Pablo Henrique Thom, enfatizou que participar da organização da exposição e dos seminários foi uma experiência enriquecedora. “Pudemos não só aprender sobre as culturas estudadas, mas também vivenciar na prática o que é discutido em sala de aula. Foi inspirador ver como nosso conhecimento pode ser aplicado no mundo real”, afirmou.