Afonso Cláudio mostra suas belezas naturais
Kennedy Lenk/Vídeos: Valter Ferreira
Quem visita Afonso Cláudio, a capital da biodiversidade, não se cansa com as belezas naturais. A Fauna e Flora em comunhão com o homem é dádiva de Deus. Os animais silvestres, como exemplo a nossa tão conhecida Águia Chilena, que insiste em se apresentar para os turistas na região dos Três Pontões, sendo uma atração à parte. O entusiasta Itamar Tesch, com sua pousada, serve refeições e realiza caminhadas guiadas por belas trilhas da região.
Pedra dos Três Pontões, o símbolo maior do turismo do município, e que desafia os mais atilados alpinistas de boa parte do Brasil, tem um vigia permanente, Itamar Tesch. Ele é um dos responsáveis por mostrar aos turistas espécies endêmicas e aves raras da Mata Atlântica. Frequentemente Itamar recebe observadores de vários países.
Outro ponto do município que enche os olhos é o Vale do Empoçado, local escolhido por desportistas que procuram a região para escaladas, passeios, corridas e caminhadas. As belas formações rochosas, o ar puro da natureza sugere o convite. Quem gosta de adrenalina encontra no rapel, pico máximo de batimento cardíaco em algumas rochas que cercam o vale.
É naquela região que a misteriosa Pedra do Monstro está sempre acompanhando os passos de quem por lá passam. De lá, temos acesso às Pedras do Cabrito e Pedra do Gato, que recebem turistas e até alunos de escolas que buscam mais conhecimento sobre a nossa região e o que de tão belo existe. Matéria, que naturalmente lhes servirão para reflexão sobre a importância da preservação.
É por ali perto que reside o amigo da natureza, Valter Ferreira, o Valtinho, dono de um aconchegante sítio. Em dias de folga alimentar os animais é seu passatempo preferido. Ele gosta de trilhar os caminhos da aventura e descobrir os animais silvestres da região de mata do Alto Empoçado. Uma micro câmera mostra seus amigos em seu habitat natural circulando sem nenhuma preocupação o com o homem.
“Meu sítio não é casa de “Maria Joana”, mas várias pessoas que ouvem falar do turismo de Afonso Cláudio, especialmente na minha região, param por aqui. Recebo de braços abertos aqueles que vêm com o espírito de aventura, mas que tenha a consciência da preservação e respeito aos animais”. Disse Valtinho
“Animais selvagens? Tem sim senhor!” Mas é possível viver em comunhão, dividir o espaço quando existe o respeito. Onça, Jaguatirica, Furão, Macaco Prego, são alguns dos inúmeros animais silvestres da região, que conseguimos registrar com movimentos surdos e gestos respeitosos, bem diferente de um vídeo que circula, onde mostra um desses animais sendo agredido durante a noite em seu habitat. O infeliz gesto, acreditamos, simplesmente ser para ganhar likes nas redes sociais.
Aos leitores que amam os animais, um grande abraço. E Viva a Capital da Biodiversidade!
Assista abaixo alguns flagras na região: