quinta-feira, novembro 21, 2024
GERAL

Escola de Venda Nova do Imigrante promove I Mostra de Slam e Batalha de Rima

Com o projeto, a escola ressaltou que o hip hop, além de ser uma forma de arte e expressão, funciona como uma poderosa ferramenta de resistência e transformação social.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fioravante Caliman, localizada em Venda Nova do Imigrante, promoveu a I Mostra de Slam e Batalha de Rima como resultado da disciplina eletiva “Hip Hop: Arte, Expressão e Resistência”, projeto voltado para a valorização da cultura hip hop entre a juventude. Os estudantes da eletiva, conduzidos pela professora Marga Maia, também produziram um mural, fruto da oficina de Grafite com o artista gráfico Alexandre Altoé.

O evento, realizado na quadra da escola, contou com a participação dos alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, que foram convidados a participar com poemas autorais. Os estudantes também foram protagonistas no desfile de moda hip hop da Mostra, que contou com apresentações de Slam (poesia falada) e batalha de rima. O MC Ubira Sales, referência na Batalha de Rima do Estado, esteve presente na batalha.

Com o projeto, a escola ressaltou que o hip hop, além de ser uma forma de arte e expressão, funciona como uma poderosa ferramenta de resistência e transformação social, sendo uma cultura que promove a autoafirmação, o senso de comunidade e o engajamento crítico com questões sociais.

“O evento foi uma oportunidade única para os alunos expressarem suas ideias, sentimentos e visões de mundo por meio da arte. A participação ativa e entusiasmada dos estudantes demonstrou o quanto iniciativas como essa são essenciais para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva e diversificada”, afirmou a professora Marga Maia.

A aluna Evelyn Ribeiro compartilhou sua experiência: “A eletiva nos ensinou sobre a importância da cultura hip hop e nos deu um espaço para nos expressarmos de maneira criativa e autêntica. Foi uma experiência incrível que levaremos para a vida toda”, enfatizou a estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.