terça-feira, fevereiro 4, 2025
GERAL

Santa Maria de Jetibá ganha projeto de preservação do acervo histórico pomerano e alemão

Muito da formação das famílias descendentes de pomeranos e alemães do município de Santa Maria de Jetibá e regiões vizinhas agora está reunido por meio do projeto “Inventário, Conservação e Digitalização do Acervo Histórico dos Manuscritos” do Instituto de Patrimônio Cultural & Arquivos – CULTURARQ, que teve seu lançamento neste domingo (26), a partir das 16 horas no Salão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria de Jetibá, no centro da cidade.

O evento, foi gratuito, vai contar com atividades, como uma palestra sobre o processo de identificação por meio de inventário e uma oficina de genealogia. O projeto foi selecionado por meio do Edital nº 06/2022 –preservação e valorização do patrimônio cultural, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult)

O projeto reuniu os arquivos históricos do patrimônio documental descritos pelos primeiros imigrantes europeus em solo capixaba, no município de Santa Maria de Jetibá. São registros que apresentam uma cronologia histórico-social, que abrange o período de 1903 a 2000, descritos em manuscritos com escrita paleográfica/gótica em língua pomerana, (dois livros), e em língua portuguesa, (12 livros), que pertencem à Paróquia Luterana de Santa Maria de Jetibá. Estes dados no final do projeto serão disponibilizados para pesquisadores por meio de publicação de um inventário impresso e digital.

 Atividades

O encontro contou com uma Palestra sobre o processo de Inventário em que serão apresentadas as técnicas arquivísticas utilizadas e os benefícios de acesso ao acervo para as comunidades. Já a Oficina de Genealogia apresentou sobre a formação de árvores genealógicas, ou seja, uma linha dos históricos das famílias que chegaram na região capixaba. É incluída dentro da atividade, as pesquisas por meio dos sobrenomes de parentescos que constam no Inventário produzido, para formação destas árvores genealógicas dos cidadãos e familiares registrada por meio de livros de nascimentos, batismos, confirmações, casamentos e óbitos, em que foram gerados aproximadamente 6 mil sobrenomes.

 

Instituto de Patrimônio Cultural & Arquivos – CULTURARQ – Coordenador Geral e responsável pelo Projeto: Marcos Rabelo e-mail: arqmarcosrabelo@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.