Polícia prende acusado de chefiar facção criminosa em Afonso Cláudio e região
Texto: Kennedy Lenk/Foto: Polícia Militar
A Polícia prendeu o principal suspeito de chefiar uma facção criminosa que atuava especialmente em Afonso Cláudio e região. A ação foi comandada pela Polícia Civil e Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Venda Nova do Imigrante, na operação denominada Dominó 3.
A operação Dominó teve início em novembro de 2024 quando as investigações apontaram para um grupo criminoso que agia na região Serrana. Um suspeito em potencial, de Venda Nova do Imigrante foi preso no dia 10 de junho do mesmo ano por tráfico de entorpecentes. Após a prisão desse suspeito, mais nove pessoas tiveram mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da Vara Única de Venda Nova do Imigrante.
De acordo com a CIAT Serrano da Polícia Civil do Espírito Santo, em 2024, os mandados foram cumpridos em Afonso Cláudio, Vitória, Vila Velha, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante, além de Espera Feliz em Minas Gerais. Arma e drogas foram apreendidas na ocasião.
As investigações continuaram durante a fase Dominó 2 em busca de outros envolvidos, sob a responsabilidade do delegado Alberto Roque Peres. No dia 16 de maio de 2025, nesta segunda fase, o delegado iniciou as buscas por 9 suspeitos de participarem do mesmo grupo criminoso liderado por um homem atuante na região.
Na Operação Dominó 2 foram cumpridos cinco mandados de prisão preventivo e 10 mandados de busca e apreensão em Afonso Cláudio, com a participação atuante da Polícia Militar sob o comando de Wagner Batista. Todas as pessoas envolvidas são suspeitas de integrar a organização criminosa.
Na manhã da última quinta-feira (22), a terceira fase Dominó resultou na prisão de dois homens com idades de 37 e 52 anos em Venda Nova do Imigrante, o mais jovem é suspeito de ser uma das lideranças do grupo. A operação foi concentrada na zona rural da comunidade de Brambila em Venda Nova do Imigrante.
Segundo o delegado Alberto Roque Peres, o homem de 37 anos, considerado o líder da organização foi alvo de investigação da polícia em 2024 e agora no último dia 16 de maio não foi localizado em sua residência em Afonso Cláudio.
O foragido foi encontrado debaixo da cama na residência do amigo de 52 anos. Além da prisão dos homens foi localizado no imóvel uma pistola calibre 9 mm registrada, 76 munições 9 mm e 02 munições de calibre 44. O homem de 52 anos pagou fiança e foi liberado, já o suspeito de ser o líder teve o mandado de prisão preventivo cumprido e foi conduzido ao presídio pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e a apreensão de seu veículo, usado no dia a dia.