Afonso Cláudio inaugura centro de equoterapia
Nesta quinta-feira (03), Afonso Cláudio inaugurou o PK Ranch Equoterapia, no Córrego Rio do Peixe, zona rural do município. O espaço será destinado aos usuários da APAE. A inauguração contou com a presença de autoridades locais e da comunidade, marcando um avanço importante na área da saúde e inclusão social.
A equoterapia utiliza cavalos como método terapêutico e se mostra eficaz no desenvolvimento motor, cognitivo e psicológico de pessoas com deficiência, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos assistidos. O centro em Afonso Cláudio atenderá crianças e adultos com diversas condições, como paralisia cerebral, problemas neurológicos e transtornos de comportamento. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais de saúde e equitação, para garantir a segurança e eficácia do tratamento.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e o PK Ranch, com recursos de emendas impositivas dos vereadores. Ao todo, foram destinados R$ 451.427,00 ao projeto.