quinta-feira, abril 25, 2024
POLÍTICA

População cobra de vereadores uma posição sobre concessão da Cesan em Afonso Cláudio

Texto: Kennedy Lenk/Foto: Divulgação

A Cesan venceu todos os rounds travados com alguns vereadores, e a nova concessão para mais 20 anos parece questão de tempo. O Diário ES tem acompanhado as discussões em sessão e audiência pública na Câmara de Vereadores. Até o momento parece que a sociedade vai ficar com os encanamentos quebrados e bairro sem o serviço prometido.

A má qualidade do serviço oferecido pela empresa é reclamada pelo povo. O mau cheiro que exala dos bueiros e encanamentos incomoda muita gente, especialmente aos moradores do centro. De acordo com moradores, não foi falta de dinheiro, e sim, de interesse e respeito pela sociedade por parte da CESAN. A empresa tinha 25 milhões e deixou o esgoto inacabado, e quer mais 20 anos de concessão.

A concessão está vencida desde 2011 e agora a Câmara recebeu o projeto com 450 páginas e prazo de 45 dias para análise dos legisladores. O pedido em regime de urgência desagradou parte dos legisladores que são contra a concessão, já que não teve tempo de verificar se o projeto garante benefícios para a população que paga uma conta alta, sem o serviço de qualidade.

De acordo com vereadores contrários a concessão, existe um plano de saneamento que vence em 2020, sem nenhuma garantia de que benefícios serão ofertados, já que até o momento falta reparos em alguns pontos de distribuição do esgoto e o Bairro Grama não foi contemplado. Amanhã (10), os vereadores votarão a favor ou contra a concessão, e a população vai cobrar a posição de cada um, conforme já o fizeram em um programa de rádio.

Contrários à concessão, alguns moradores demonstram insatisfação com o caso, utilizando inclusive redes sociais para manifestar. Um deles escreve: “Não se deixe enganar por políticos de carreira que defendem seus próprios interesses e não o da população. Vamos ficar de olho porque ano que vem haverá eleição. Vamos ver quais vereadores querem defender os interesses da sociedade e quais vão defender seus conchavos políticos. Muda Brasil!” publicou o morador Tiago Damm, em sua página de uma rede social.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.