quinta-feira, abril 18, 2024
AGRONEGÓCIO

Café de Afonso Cláudio se destaca em concurso de qualidade

Texto: Kennedy Lenk/Foto: Divulgação

Afonso Cláudio cultiva cafés especiais há mais de cinquenta anos e, agora mais do que nunca, a valorização do precioso grão é visto por meio de concursos de qualidade, valorizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O instituto prevê uma produção expressiva de Conilon e Arábica para 2020, no município.

Com foco na sustentabilidade, os agricultores familiares estão cada vez mais incentivados para buscar qualidade na produção. O produtor acompanha e coloca em prática o conteúdo das palestras, que são ministradas pelo Incaper. O uso racional de insumos químicos, conservação do solo e proteção do meio ambiente são pontos básicos para conquistar o objetivo.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), acompanha e incentiva o planejamento, manejo de pragas e doenças, adubação adequada, investimento em qualidade e utilização de variedades desenvolvidas. Estes são segredos apontados pelo instituto a fim de garantir a produção do grão de qualidade.

O Coordenador do Escritório de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Afonso Cláudio, Victor dos Santos Rossi relatou: “Os cafés do município produzidos com sustentabilidade são exportados para diversos países do mundo. O Prêmio “Cafés Especiais” reconhece a importância da cafeicultura e é um incentivo para que mais agricultores invistam em cafés especiais,” disse Rossi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.