Rio Guandu transborda em alguns pontos e alaga ruas e casas em Afonso Cláudio

Bairro Boa Fé

Texto: Kennedy Lenk/Fotos: Kennedy Lenk

Em alguns pontos de Afonso Cláudio, na região serrana do Estado, o Rio Guandu transbordou e inundou ruas e casas. O Boa Fé é o bairro mais atingido, seguido da Avenida Marfisa de Barros Leite que liga o Centro ao Bairro Campo Vinte. Por conta do grande volume d´água, pedestres, carros e motos foram impedidos de transitar pelo local.  No município de Afonso Cláudio nas últimas 24 horas choveu quase 110 milímetros.

 

No centro, o rio passa a centímetros da estrutura das duas principais pontes. Na localidade do Rio da Cobra, zona rural do município, uma grande represa corre o risco de romper. Com previsão de mais chuvas, moradores e lojistas de toda região estão se prevenindo retirando móveis de casa. Alguns lojistas esvaziaram seus estabelecimentos, outros levantaram as prateleiras para minimizar os prejuízos.

O Comando da Polícia Militar fez um apelo para que os curiosos se afastem dos pontos de risco. “Considerando o aumento do nível do rio e a chuva que se mantém não só no nosso município, mas também em municípios vizinhos, eu peço a todos que evitem transitar próximo às áreas que já estão alagadas, nas margens do Rio Guandu e sobre as pontes que transpassam esse rio, tais como a ponte do cimento, a rua de dentro, a Avenida Marfisa de Barros Leite e também no Bairro Boa Fé”, pediu Major Marineth Felix.

A comandante ainda solicitou apoio da população àqueles que carecem de ajuda: “Devemos nos precaver abastecendo as residências com água potável e mantimentos, elevando os móveis e outros utensílios domésticos dentro das casas e pontos comerciais que já foram atingidos pela água em enchentes anteriores. E ajudar os amigos e parentes oferecendo ajuda e abrigo antes que o nível do rio suba demais[…]” Concluiu a Major.

Segundo informações da Incaper, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável e a previsão do tempo continua sendo de pancadas de chuva para todo o Estado, que podem ser fortes em algumas áreas. Todas as regiões do Espírito Santo continuam com muitas nuvens e risco de temporais em alguns pontos por todo o final de semana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *