Estudantes aprendem sobre classificação das ondas de forma lúdica em Afonso Cláudio

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada no Distrito de Serra Pelada, município de Afonso Cláudio, realizou uma aula prática com a temática “Ondulatória: as características e a classificação das ondas”, na aula de Ciências.

A atividade foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da unidade escolar e faz parte do conteúdo programático do 1º trimestre do ano letivo. O objetivo foi ensinar os estudantes a reconhecerem as ondas, que são classificadas em mecânicas e eletromagnéticas, além de aprofundar os conhecimentos levando a teoria, baseando-se na prática.

Durante a aula teórica, os alunos aprenderam as características e as formas de classificação das ondas. Já na aula prática, foram disponibilizadas ‘’molas malucas’’, um brinquedo de criança que muitos já brincaram.

A atividade foi realizada pelo professor Braz Lopes Pereira. “Minha intenção foi promover o ensino aprendizagem sobre ondas por meio lúdico, pois quando decoram, logo esquecem. O resultado da aula superou minhas expectativas. No início, eles reclamaram um pouco por achar o conteúdo difícil de entender, mas ao passarmos para a prática, vi que eles ficaram mais interessados em aprender o conteúdo de ondulatória com essa metodologia diferenciada”, disse.

O professor afirmou que a disciplina de Ciências contará com diversas aulas práticas mesmo neste período de pandemia e seguindo os protocolos de segurança. “Vejo a grande importância da inserção das aulas práticas para nossos alunos pois eles sempre conseguem aplicar a teoria aprendida na sala de aula e ampliar seus conhecimentos na sociedade e em seu cotidiano”, explicou Pereira.

De acordo com o diretor Allan Dyoni Dehete-Many, os professores da escola sempre buscam trabalhar os conteúdos de forma interativa e com metodologias diferenciadas.

“É com o uso de determinadas metodologias que conseguimos obter os resultados que temos hoje, sempre pautados nos resultados e no ensino aprendizagem de nossos alunos”, afirmou.

As aulas práticas de Ciências têm grande importância em nossa instituição, pois é por meio delas, que nossos alunos despertam a curiosidade para a ciência e tecnologia, tornando a curiosidade nas pesquisas científicas e nas avaliações externas, como na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica e Olimpíada Nacional de Ciências, em que conquistamos, no ano passado, duas medalhas para nossa escola, uma de ouro e outra de prata”, destacou o diretor.

Com informações da Sedu/ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *